O que é o orçamento mensal?
Ele nada mais é do que uma forma de controlar os seus gastos e impor limites para eles, de forma que você consiga pagar todas as suas contas e ainda economizar para investir e realizar os seus sonhos.
Apenas através dele é possível saber quanto está sobrando ou faltando dentro do seu mês, e para que você realize qualquer sonho desde um novo carro zero até uma pós graduação é essencial que você possua organização e planejamento!
Pensando nisso, separamos nessas 5 dicas tudo que você precisa saber para montar o seu próprio orçamento mensal sozinho.
1. Tenha controle das suas receitas e despesas.
Afinal não é possível saber quanto você pode gastar se não souber quanto recebe, não é mesmo? Então o primeiro passo é identificar todas as receitas que você possuí, além disso também iremos separar todas suas despesas em dois campos, sendo despesas fixas e variáveis.
Despesas fixas: São aquelas que estão todos os meses na sua conta, como conta de água e luz, aluguel e cartão de crédito.
Despesas Variáveis: São todas as que não estão presente sempre na conta ou que quando acontecem mensalmente são por um tempo limitado. Elas são imprevisíveis, podendo ser uma batida de carro, algo da casa que quebrou ou um celular que foi roubado.
2. Compare os preços antes de comprar qualquer coisa.
Parece uma coisa simples, mas que no final do mês e na ponta do lápis fazem uma grande diferença no seu orçamento. Se antes já sobrava, agora então dando uma pesquisada rápida antes de comprar qualquer coisa, vai ter um dinheiro a mais no final do mês.
3. Compre sempre o que for necessário e o que estiver dentro do orçamento.
Já pensou comprar uma Mercedes e não conseguir manter os gastos que vem com ela? Bem isso sem dúvidas seria um grande problema na sua vida.
Isso não acontece somente com produtos de alto valor, mas com qualquer produto, então pense a real necessidade de comprar qualquer coisa e qual será o custo para manter aquilo, apenas depois de pensar nisso, tome a sua decisão final.
4. Defina objetivos realistas para seus sonhos.
De nada irá adiantar dizer que quer morar em uma mansão e ter uma Ferrari, sendo que não é compatível com sua realidade, você apenas estará se frustrando e fazendo mal para sua saúde mental.
Crie objetivos grandes, mas que sejam realistas, como por exemplo: Aumentar a renda e separar a diferença de salário para um carro novo; Criar múltiplas fontes de renda; Começar a investir para a aposentadoria.
Materializando seus sonhos no papel e colocando objetivos mais próximos da sua realidade, perceberá que não é tão difícil assim alcançar eles.
5. Análise mensalmente seus objetivos.
Afinal tem algo melhor e mais motivador para qualquer pessoa do que saber que está chegando próximo do seu objetivo? Eu acredito que não, então faça o acompanhamento mensal dos seus objetivos.
Dessa forma saberá quanto resta para concluir e até mesmo se está saindo tudo como o planejado, para que evite futuras surpresas no longo prazo.
Agora que você possuí todas essas dicas ficará fácil de montar seu orçamento mensal. Basta pegar o papel e caneta e começar a anotar todas as suas informações e sonhos, e enfim colocar a mão na massa para trabalhar!
Quer receber mais dicas e até perguntar algo para nossos consultores? Siga-nos no instagram, lá postamos dicas toda semana e respondemos algumas dúvidas sobre temas variados!
Escrito por: Alexandre Figueiredo