Poupar dificilmente é visto como algo divertido, simplesmente porque trocamos o prazer imediato pelo prazer futuro, mas isso pode significar o sucesso da sua vida financeira!
Se já não é legal poupar, imagina então poupar e cometer erros que não te faça ver os resultado, pior ainda, né? Então veja logo abaixo alguns dos erros mais comuns para te ajudar a evitar de comete-los.
Não ter um orçamento mensal:
Ter um orçamento mensal é essencial para que você possa ter controle sobre seu dinheiro e saber que aquele dinheiro que estará poupando e investindo não irá te fazer falta na hora de pagar alguma conta! Isso irá te ajudar a se conhecer financeiramente, além de entender se é possível aumentar o seu poder de poupança.
Você pode realizar o controle de seu orçamento de diversas formas desde planilhas no Excel, folha de papel e até mesmo em aplicativos do celular, o importante é utilizar o meio mais prático e que você consiga se encontrar.
Poupar no final do mês:
Se você quiser deixar para poupar no final do mês sem dúvidas não irá poupar nada, pois, acabará gastando todo o dinheiro antes. O seu foco não deve ser poupar o que sobrar no final do mês, mas sim poupar uma porcentagem do seu salário, seja ele 5%, 10% ou 20% e o mesmo deve ser separado antes mesmo de você começar a realizar os pagamentos das suas contas.
Achar que existe uma formula mágica:
Não existe formula mágica! Você construir um patrimônio é algo lento e trabalhoso, não pense que do dia para noite você ficará milionário, pois, você só irá se frustrar.
Não ter um plano de investimento:
Ter um bom plano de investimento é essencial para que você não fazer um esforço e acabar não vendo resultados! Manter seu dinheiro na poupança não irá te trazer resultado algum, na verdade só trará prejuízos. Então estude sobre as possibilidades e trace sozinho ou com a ajuda de um especialista o melhor plano para que seu dinheiro tenha poder de multiplicação.
Acreditar que existem rentabilidades estratosféricas e fixas:
Não estudar sobre investimentos é um erro e principalmente porque você pode acabar caindo em uma armadilha!
Tenha ciência de que não existe nenhum investimento que irá te garantir um retorno de 6% ao mês fixo e que é totalmente seguro! Primeiro que esse investimento provavelmente irá ser uma pirâmide financeira e segundo que até existem rentabilidades de 6%, 10% até 20% no mês dentro da renda variável, mas que não é garantido de se repetirem novamente.
Então tome sempre muito cuidado na hora de selecionar seus investimentos e busque sempre realizar com corretoras com reconhecimento da CVM,
Conheça seu perfil de investidor
Antes de aplicar seu dinheiro poupado, só pensando em rentabilidade e quanto você irá ganhar no final, lembre-se de respeitar o seu perfil de investidor e não correr riscos desnecessários com seu dinheiro, isso irá te ajudar a ficar com a consciência tranquila e não ficará preocupado de perder seu dinheiro.
Lembrando que existem 3 tipos:
- Conservador: Não aceita correr nenhum risco com o seu dinheiro.
- Moderado: Aceita correr riscos calculados para conseguir uma rentabilidade maior.
- Arrojado: Corre riscos afim de usufruir de uma melhor rentabilidade.
Evitando esses erros a sua garantia de sucesso ao poupar seu dinheiro será garantida e o melhor e que não terá nenhuma surpresa no meio do caminho!
Escrito por: Alexandre Figueiredo